Você sabe o que é? E quando indicar?
O crosslinking corneano é um procedimento médico usado no tratamento do ceratocone, uma condição em que a córnea se torna fina e desenvolve uma forma cônica irregular. Esse procedimento tem como objetivo fortalecer e estabilizar a córnea, impedindo ou retardando a progressão do ceratocone.
Durante o crosslinking, o oftalmologista aplica gotas de riboflavina (vitamina B2) no estroma da córnea e, em seguida, expõe a área a uma fonte de luz ultravioleta. Essa combinação cria ligações covalentes entre as fibras de colágeno na córnea, fortalecendo sua estrutura e estabilizando sua forma.
O crosslinking corneano é indicado para pacientes com ceratocone em estágios iniciais ou para aqueles em que a progressão da doença está ameaçando a visão. É especialmente benéfico em pacientes jovens, ajudando a retardar ou interromper a deterioração da córnea, evitando a necessidade de transplante de córnea em estágios avançados do ceratocone.
É importante ressaltar que o crosslinking não reverte as alterações já existentes na córnea, mas pode ajudar a estabilizar a condição, evitando uma progressão adicional do ceratocone e preservando a visão.