Você já reparou que nossa visão fica desfocada quando nadamos? Saiba mais sobre esse fenômeno.
Abrir os olhos embaixo d'água não é uma tarefa fácil. Os olhos ficam mais sensíveis e nossa visão acaba perdendo o foco. Até os mais curiosos sabem dos desafios em permanecer os olhos abertos na piscina, preferindo muitas vezes ficar na imaginação a enxergar tudo embaçado.
Visão embaixo d'água
Embaixo d'água, os objetos são menos visíveis por causa dos níveis mais baixos de iluminação natural causados pela rápida atenuação da luz com a distância percorrida pela água. Eles também são desfocados pela dispersão da luz entre o objeto e o visualizador, resultando também em um contraste menor.
Fenômeno da Refração da luz
Já mostramos em nosso Instagram @dr.flavio.germano o fenômeno da invisibilidade utilizando glicerina e vidro. Chegou a hora de relembrar e aprofundar os conhecimentos (slide extraído da minha aula para os médicos residentes):
Nessa foto vimos que a luz sofre mudança de direcionamento quando atravessa uma estrutura com diferente índice de refração. Ao passar do ar (que possui índice de refração igual a 1,0) para a córnea (índice de refração cerca de 1,33), a luz muda de velocidade e provoca uma convergência dos raios. No entanto se trocarmos o ar pela piscina (cujo índice de refração é 1,33) não haverá mudança significativa na velocidade e dessa forma não haverá mudanças na direção da luz. Na prática, haverá uma mudança de foco: uma pessoa emétrope (que não possui nem miopia ou hipermetropia) consegue focalizar a luz na retina se estiver no ar. Se essa mesma pessoa estiver embaixo d'água, os raios de luz vão focar atrás da retina pela falta de convergência, tornando-se hipermétrope.
Sabemos que a piscina é um local propício para proliferação de micróbios. O uso de lentes de contato em piscina é contra-indicado pelo risco de contaminação, mesmo sendo utilizados óculos de natação. O que pouca gente sabe é que dá para colocar grau nas lentes desses óculos. A primeira foto é uma homenagem à canadense Margaret MacNeil, que venceu a prova dos 100 metros nas Olimpíadas.
Consulte seu médico oftalmologista para mais informações.